Escola da Inteligência

O Programa Educacional Escola da Inteligência tem como metodologia a educação socioemocional aplicada em ambiente escolar, fundamentada na Inteligência Multifocal, teoria desenvolvida pelo Dr. Augusto Cury. A metodologia, por meio da educação das emoções e da inteligência, promove a melhoria dos índices de aprendizagem, de indisciplina, do aumento da participação da família na formação integral dos seus filhos, da qualidade de vida e do bem-estar psíquico, de todos os beneficiados: professores, alunos e suas famílias. Atualmente, o Programa atende diretamente mais de 200 mil alunos em instituições privadas e públicas no Brasil e na Alemanha.

Conheça a Escola da Inteligência

O Idealizador

O Dr. Augusto Cury é o idealizador do Programa Escola da Inteligência, o qual renunciou os direitos autorais e patrimoniais para tornar a metodologia mais acessível às instituições de ensino privadas e públicas, e também para ampliar o investimento em projetos sociais junto a orfanatos e instituições sem fins lucrativos. Dr. Augusto Cury informa, em mais de 60 países onde é publicado, que nas escolas aprendemos a explorar os detalhes dos átomos que nunca veremos a olho nu, conhecemos sobre o imenso universo que provavelmente nunca pisaremos, mas aprendemos muito pouco sobre o território que andamos, respiramos, existimos e convivemos todos os dias, o território da mente humana. Portanto, o Programa Escola da Inteligência vem ao encontro de uma das principais necessidades atuais da educação, que é o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, por meio do conhecimento sobre a mente humana e os comportamentos, objetivando a melhoria do ensino-aprendizagem, da qualidade de vida e do bem-estar psíquico de todos os atores educacionais: professores, alunos e família.

Vantagens

A Escola da Inteligência promove junto às instituições de ensino e secretarias de educação o desenvolvimento de importantes competências, objetivando:

  • Aumentar o rendimento intelectual e a aprendizagem dos alunos;
  • Desenvolver a postura empreendedora e a criatividade;
  • Promover o trabalho em equipe, altruísmo e autoestima;
  • Melhorar as relações interpessoais entre gestores, professores, alunos e famílias;
  • Promover qualidade de vida e saúde emocional para professores, alunos e famílias;
  • Instrumentar as famílias na busca da melhoria de aprendizagem dos filhos;
  • Buscar a redução dos índices de violência, evasão e uso de drogas nas escolas.

    Operacionalidade

    A Escola da Inteligência promove as funções complexas da Inteligência, a saúde emocional e a cultura para a paz, com a construção de relações saudáveis nas instituições de ensino privadas e públicas, no Ensino Infantil (3 a 5 anos), Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), Ensino Médio (1º ao 3º ano) e EJA (Educação para Jovens e Adultos). A metodologia pode ser aplicada em 1 (uma) hora/aula semanal dentro da grade curricular, sendo inserida em uma disciplina já existente ou como uma disciplina extracurricular.

    Fundamentação

    A metodologia Escola da Inteligência desenvolve as habilidades socioemocionais, fundamentada na teoria da Inteligência Multifocal do Dr. Augusto Cury, sendo esta objeto de doutorado e mestrado internacionais.

    Inteligência Multifocal
    A teoria da Inteligência Multifocal é uma teoria filosófica e psicológica. Como teoria filosófica, estuda o processo de interpretação, estimulando a arte da crítica e da dúvida e, como teoria psicológica, investiga, de forma empírica, o funcionamento da mente e a construção da inteligência. A teoria valoriza os achados e as pesquisas das neurociências, mas seu principal foco de estudo são os fenômenos psicológicos, sociais, históricos e existenciais, como:

    • A construção de pensamentos e a formação de pensadores;
    • A transformação da energia psíquica;
    • A formação da consciência e dos alicerces do EU;
    • Os papéis da memória e a formação da história existencial;
    • Os fenômenos inconscientes que atuam nos bastidores da mente.

    A Escola da Inteligência utiliza também algumas renomadas teorias como: Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, a Psicanálise de Sigmund Freud, a Cognitivista Construtivista de Jean Piaget, a Sociocognitivista de Vygotsky, entre outras, e está alicerçada no pensamento filosófico de Sócrates, Platão, Agostinho, Rousseau, Voltaire, Kant, Hegel, e outros grandes filósofos.