Linhas de Pesquisa

Pesquisa-ação na educação em saúde
Esta linha de pesquisa tem por objetivo desenvolver atividades de pesquisa qualitativa e humanista, promovendo ações por meio da metodologia da pesquisa-ação. A pesquisa-ação é uma metodologia que implica intervenção em cooperação com os participantes representativos, considerados nesta metodologia como sujeitos-pesquisadores, por atuarem no problema de forma cooperativa e responsável junto aos pesquisadores. Nesse tipo de investigação, portanto, os sujeitos deixam de ser passivos, meros objetos de estudo e observação, tornando-se co-pesquisadores, protagonistas e responsáveis pela direção que o processo toma ao longo do tempo. Os pesquisadores, por sua vez, aprendem que as possibilidades de transformação da prática tornam-se mais ricas e fecundas, na medida em que a responsabilidade e o protagonismo dos sujeitos são valorizados. Essa linha de investigação no CEPISE busca levantar problemas de adoecimento psíquico com as comunidades, considerando todos os desdobramentos possíveis desse adoecimento coletivo como a Síndrome de Burnout, a violência e o uso de drogas, desenvolvendo ações e intervenções educativas dialogais por meio do Programa Freemind, idealizado pelo Dr. Augusto Cury. O Freemind é um programa de educação emocional constituído por ferramentas da TIM que promovem o desenvolvimento de 12 habilidades emocionais e sociais consideradas vitais para a promoção da saúde mental e prevenção de transtornos psíquicos. O programa Freemind trabalha a formação de pensadores e do sujeito autor da própria história, responsável pelo cuidado de sua saúde psíquica, bem como multiplicador deste conhecimento da promoção da saúde emocional para seus pares e comunidade. Essa linha de investigação no CEPISE tem como marco referencial a Teoria da Inteligência Multifocal de Augusto Cury e o diálogo com pensadores relevantes para a compreensão e aplicação social de cada uma das 12 ferramentas do Freemind, como Paulo Freire, Edgar Morin, Viktor Frankl e Michel Thiollent entre outros.

Avaliação psicológica/avaliação da intervenção
Esta linha de pesquisa objetiva realizar investigações para o levantamento de aspectos emocionais de participantes do Programa Freemind, idealizado pelo Dr. Augusto Cury, por meio de Testes Psicológicos aprovados para uso pelo Conselho Federal de Psicologia.

Análise psicolinguística do discurso
Esta linha de pesquisa apresenta como objetivo principal a análise qualitativa de interações conversacionais que emergem em grupos participantes do Programa Freemind, idealizado pelo Dr. Augusto Cury, tendo em vista os pressupostos teóricos e metodológicos concernentes à Análise do Discurso de Linha Francesa, a Análise da Conversação e a Psicolinguística.

Investigação da importância do lúdico no processo ensino-aprendizagem
Esta linha de pesquisa investiga o papel metodológico do jogo no processo ensino-aprendizagem, configurando-se pelas relações e funções envolvidas na utilização do lúdico no processo educacional para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, afetivas e sociais, e refletindo sobre a questão da prevenção na educação em saúde, no Programa Freemind e Escola da Inteligência. O aporte teórico desta pesquisa fundamenta-se em estudos do filósofo Sócrates, tendo como seguidor Platão, perpassando por grandes pensadores como Rossaeu, Pestalozzi, Comte, Freinet, Montessori, Wallon, Vygotsky, Piaget, Freire, Cury, entre outros, que contribuem com a premissa de que o educando é o sujeito principal da sua educação, sabendo-se que ninguém se educa sozinho.

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